sábado, 10 de fevereiro de 2018

Faça seu TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O que é o TCC para a ABNT?

É o documento que representa um estudo – ou a APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DE UM DETERMINADO ESTUDO.

Deve ser sempre feito sob coordenação de um orientador

LOGO, não se constrói um Trabalho de Conclusão de Curso sem antes ser desenvolvida uma pesquisa!

Quais os tipos mais comuns…?

}Quando o curso é de Mestrado o trabalho é a DISSERTAÇÃO;

Quando o curso é de Doutorado o trabalho é a TESE;

Quando é uma Especialização ou Graduação os trabalhos podem ser:

◦Monografia (Uma apresentação mais elaborada e maior do estudo realizado)

◦Artigo Científico (Traz a apresentação mais resumida de um estudo)

OBS: Existem outros tipos como o Livro Reportagem, Relatório Técnico Científico e etc.

O que não varia entre eles?

De acordo com a ABNT NBR 14724:11, eles trazem sempre três partes:

INTRODUÇÃO (apresenta o estudo)

DESENVOLVIMENTO (é um relato da pesquisa)

CONCLUSÃO (finaliza a apresentação do estudo e evidencia objetivamente o seu resultado)

Observe no próximo slide o detalhamento de cada uma dessas partes…

Na INTRODUÇÃO, que fazer?

Qual o seu tema?

Qual a importância do mesmo?

Qual o seu problema ou pergunta de pesquisa?

Que objetivos (de pesquisa) lhe motivaram?

Quais os procedimentos metodológicos utilizados? (detalhadamente)

◦Nesse último item é possível também que o autor aproveite para relatar dificuldades da pesquisa e possíveis mudanças ocorridas desde o projeto.

Exercício sobre a INTRODUÇÃO

O trabalho em mãos traz um estudo realizado sobre (o Tema). Tal esforço se justifica por (tema) ser (Importância do Tema – Justifica o estudo). A preocupação central do estudo é (a Pergunta central). Para responder tal questão foram estabelecidos como objetivo geral (o Objetivo), buscando especificamente (os específicos).

Para alcançar os objetivos retratados foi feita opção metodológica A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como (classificação). Isto porque deve a pesquisa em mãos (explica a classificação). Quanto à metodologia o trabalho em mãos faz a opção pelo método (identifique o método).

Esta opção se justifica porque o método escolhido permite (justificativa da escolha do método). Enquanto procedimento, este trabalho realizar-se-á por meio de observação (direta e/ou indireta), porque (explica a opção feita). A pesquisa utilizar-se-á de (ferramenta de documentação de dados) com (detalhamento). Estas ferramentas permitiram (justifica a escolha das ferramentas).

Finalmente, é importante registrar que (demais Observações).

Exercício: DESENVOLVIMENTO

O esquema proposto para construir o texto seria a apresentação da informação, depois a interpretação, seguido de citações e/ou transcrições de entrevistas e etc. olhe o quadro de sugestão:

Informação colhida – análise – transcrição de trecho da entrevista que ilustram seus aumentos (quando possível) – citação de fontes que reforçam seus argumentos (sempre que necessário!)

Observe que você pode (e deve sempre que possível!) fundamentar sua interpretação das informações, com o apoio de autores, livros, jornais revistas e etc. ESSA É A PARTE DO TRABALHO ONDE VOCÊ DEVE ESCREVER SEM MEDO, PORQUE O ASSUNTO NÃO SE ESGOTA FÁCIL, uma vez que tudo depende de sua capacidade de “espremer” os dados obtidos em campo. Use e abuse das palavras…

Exemplo…

Em relação aos outros professores, a ideia de leitura é simplesmente “decodificar símbolos e imagens processando-os na mente, a fim de que possam ser utilizados quando necessário”. (Apresentação da Informação Colhida)

 A partir disso, a leitura critica é tida como decodificação mecânica, estabelecida a partir do condicionamento estímulo-resposta, ou seja, o ato de ler torna-se algo limitado, onde o professor impõe aquilo que o aluno deve ler, ocultando-o da objetividade dos fatos, colocando-a  como algo forçoso, absoluto e imutável. Assim, a leitura passa a ser algo passivo.

Isso ocorre através da dinâmica imposta ao próprio processo de interpretação do texto, principalmente dentro do ambiente escolar, onde os significados são pré-estabelecidos ou pré-instituídos de modo que ocorra a homogeneização e enquadramento de consciência. (A reflexão da Autora)

 Dessa forma, “a leitura se apresenta como uma questão de privilégios e não de direitos à população” (THEODORO, p.15). Sendo assim, somos obrigados a “engolir” determinados modos de perceber, ser e agir, repletos de comprometimentos com a visão de dominante de mundo e conseqüentemente com o autoritarismo. (Apoio às reflexões em um teórico)

Na CONCLUSÃO, que fazer?

As idéias que finalizam o trabalho. SOMENTE DEVE SER ESCRITA NO FINAL, DEPOIS DE LIDAS ALGUMAS VEZES AS PARTES ANTERIORES;

É aqui que você reforça a resposta para a pergunta contida na problematização do projeto;

Faz também considerações sobre os objetivos do trabalho, se eles foram alcançados ou não. Em caso de um ou outro objetivo específico não ter sido cumprido você deve explicar o motivo;

Outro trunfo que pode ser utilizado aqui é comentar a hipótese (será que a sua hipótese estava correta?);

Não esqueça de ser propositivo;

Não esqueça a ‘modéstia’ indispensável.

Exercício sobre a CONCLUSÃO

Diante das reflexões anteriores estabelecidas sobre os elementos explorados durante a pesquisa é justo afirmar que (responde a pergunta da pesquisa ou o objetivo geral).

Dessa forma, vale observar que (hora de tratar de alguma dificuldade no cumprir dos objetivos específicos ou de refletir sobre a exatidão ou não da hipótese).

Diante das verificações demonstradas, por efeito da responsabilidade social de todas as pesquisas científicas, é acertado propor que (propostas para resolver a questão).

Finalmente, este trabalho cumpre seu papel de (é a hora de finalizar apontando a necessidade dos estudos continuarem).

DE POSSE DESSAS PARTES…

Uma vez de posse dessas partes e seguro de que estão como era desejado, o pesquisador deve montar seu artigo científico.

ATENÇÃO:

◦Todos os trabalhos acadêmicos tem três partes constitutivas para sua montagem:

–Pré-textuais;

–Textuais;

–Pós-textuais.

Veja a seguir cada uma delas…

}Montando o trabalho final…

Os TEXTUAIS você já tem. Pois eles são a Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Esse é o trabalho propriamente dito.

Os PRÉ-TEXTUAIS são os que identificam o trabalho (título), o autor do trabalho, o orientador, resumos e palavras-chave.

Os PÓS-TEXTUAIS são de caráter explicativo. Aqui é obrigatório a lista de fontes e referencias (bibliográficas) pesquisadas.

Pré-Textuais…

-TÍTULO e subtítulo (se houver) : Centralizado com letra maiúscula;

-AUTORIA: Colado na margem direita com nota de roda pé que lhe apresenta;

-ORIENTAÇÃO: Da mesma forma do autor e também com nota de roda pé que lhe apresenta com titulação;

-RESUMO: Não terá mais que 250 palavras(ABNT NBR 14724:11 e 6028)

-PALAVRA-CHAVE: Bastam 3 (desde que sintetizem o conjunto do trabalho)



Veja detalhes sobre o RESUMO mais adiante…

Pós-Textuais

-TÍTULO, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;

-RESUMO em língua estrangeira;

-PALAVRAS-CHAVE em língua estrangeira;

-NOTA(s) EXPLICATIVA(s);

-REFERÊNCIAS;

-GLOSSÁRIO;

-APÊNDICE(s);

-ANEXO(s).

Sobre o RESUMO…

}O resumo deve conter em texto corrido (sem parágrafo) as seguintes informações:

◦O tema;

◦O Problema;

◦A Metodologia;

◦Os principais autores que influenciaram o trabalho;

◦A conclusão de forma direta e sem detalhes.

NÃO ESQUEÇA: É O RESUMO! PORTANTO, RESUMA MESMO!

Exercício sobre RESUMO.

O trabalho em mãos trata de (Tema), a partir da necessidade de descobrir (Pergunta/Problema de pesquisa). Os procedimentos metodológicos adotados foram (Lista os procedimentos sem justificá-los). Os autores mais utilizados no curso das pesquisas foram (somente os mais importantes, apresentados pelo último nome em letra maiúscula e o ano da obra estudada entre parênteses). Os resultados do estudo indicaram que (a resposta DIRETÍSSIMA da pergunta).

Observações Gerais…
Depois de definido o tema, não deixe de construir um projeto de pesquisa. Mesmo o mais precário dos projetos é melhor que nenhum!

Seu orientador será alguém que tenha algum acúmulo sobre o tema;

Você terá mais dois momentos presenciais somente sobre TCC, aproveite!

Não mandaremos para a FAK trabalhos que possam ser recusados.

Acreditem: esse ainda é um gargalo para a conclusão da pós!

Aprenda aqui a como fazer um TCC em apenas 10 dias!

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